segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Meu pré-projeto de TCC

A INTERNET COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS

1. PROBLEMA

O ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos precisa ser veiculado com base em novos materiais didáticos adequados ao seu ensino.


2. JUSTIFICATIVA
De maneira geral, há pouca teorização em torno do ensino do português escrito para o surdo; há, sim, também de maneira geral, muitas constatações de suas dificuldades em aprender uma língua oralizada.
Esta pesquisa tem como finalidade observar dentro do processo de ensino-aprendizagem a utilização da internet como ferramenta pedagógica, em vista que os problemas na produção escrita de surdos são tratados e orientados como se fossem produzidos por usuários nativos do português. Uma vez que praticamente o ensino da língua não tem uma metodologia diferente para os surdos – usuários não-nativos-, o fracasso se torna necessariamente uma constante. A língua é aprendida quando entramos em contato com ela em situações concretas, quando estamos inseridos em contextos.


3. OBJETIVOS:
3.1. OBJETIVO GERAL.
Possibilitar ao surdo uma melhor forma de aprendizagem e produção escrita através do uso da internet, considerando a rede mundial de computadores como uma ferramenta de ensino.


3.2. OBJETIVO ESPECÍFICO.

  • Identificar a internet como uma ferramenta de ensino no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa que pode ser adquirida de forma rápida e clara pelos surdos.
  • Possibilitar ao aluno surdo o acesso à internet de forma pedagógica ou não.
  • Mostrar que o processo de ensino-aprendizagem precisa ser veiculado com base em outros métodos.

4. METODOLOGIA.
Esta pesquisa consiste em um levantamento bibliográfico tendo como base deste trabalho propostas de diversos autores sobre o tema tratado relacionado ao processo de ensino-aprendizagem.



Deu trabalho, e ainda não esta como eu queria, mas eu tenho que entregar hoje!!!!
Seja o que Deus quiser.
Que venha o TCC.

5 comentários:

Carlinha Leão disse...

Com esse pré-projeto ótimo, imagina como será o tcc!

Aki fica a torcida pra q td dê certo!

Bjos, te adoro tbm!

Unknown disse...

Olá estou fazendo meu tcc sobre o ensinod da língua portuquesa para surdos, e gostaria se possível que vc me deixasse alguma dica de livros, etc. obrigada

Cinthia disse...

Também estou fazendo meu pre projeto d TCC e li o seu para tirar umas idéias de como estruturar o meu. Achei muito bom.

Unknown disse...

oi, sou o Fabiano moro em Brasília, estou no mesmo dilema na construção do TCC, no curso de letras especificamente em Inglês. Estava dando uma olhada no teu pra estruturar o meu, muito legal essa tua iniciativa, pois ajuda tantos que estão com alguma dificulda-de. Desde já

henryque14 disse...

Estou fazendo meu pré projeto e precisava de um modelo. O seu me ajudou muito. Parabéns!!